Depois de encantar o público durante todo o período natalino, o presépio da Praça da Matriz, no centro de Pará de Minas, foi desmontado ontem, respeitando a tradição de manter a estrutura montada até depois do Dia de Reis.
É um procedimento que exige atenção aos detalhes, por isso as peças são retiradas com muito cuidado para garantir a preservação do acervo. O trabalho envolve organização, técnica e zelo, já que muitos elementos são reaproveitados, mantendo viva a identidade do presépio que já se tornou referência para a população.
Responsável pela montagem há 16 anos, o arquiteto Lucas Henrique Silva destacou a importância desse momento, que vai além do simples desmonte da estrutura. Ele ressaltou o reconhecimento da população ao trabalho realizado com tanto empenho.
Para ele, o processo também simboliza o respeito à tradição religiosa e cultural que o presépio representa para a cidade.
As peças foram cuidadosamente armazenadas. Já itens cenográficos, como peixes e objetos decorativos, foram doados a pessoas da comunidade, garantindo que o simbolismo do Natal continue presente, mesmo após as celebrações.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.