Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Poços artesianos: população quer fazer uso novamente, mas bactérias impedem

16/01/2026
id="thumb88691" title=" Poços artesianos: população quer fazer uso novamente, mas bactérias impedem" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/23a39-bc451-imagem-do-whatsapp-de-2025-11-06-s-16.31.33_44d99091.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb88691' } )"> Highslide JS

Mesmo após tanto tempo de fechamento, moradores seguem inconformados com a interdição dos poços artesianos, minas e nascentes utilizados para consumo próprio. 

Dois meses depois da medida, as reclamações continuam, principalmente por parte de quem dependia deles como alternativas de água e agora cobra explicações e a possível liberação para uso novamente.

O fechamento dessas fontes ocorreu durante o surto de diarreia que acometeu o município e, segundo as autoridades, foi uma decisão tomada por precaução. 

Exames laboratoriais realizados pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) constataram contaminação microbiológica da água, com presença de coliformes totais e da bactéria Escherichia coli, indicativos de contaminação fecal. As análises apontaram níveis de contaminação até 30 vezes superiores ao limite considerado tolerável.

E em meio a tantas dúvidas sobre o fechamento, Vagner Martins, da Minas Filtros, reforçou que há, sim, possibilidade de contaminação quando não há controle e análise adequada. Segundo ele, a água pode apresentar bactérias invisíveis a olho nu, mesmo sendo de poços artesianos.

O especialista também destacou a importância de realização de análises periódicas da água e aplicação dos tratamentos necessários, como a cloração, garantindo que o consumo seja seguro. 

Diferentemente das fontes alternativas, a água distribuída pela concessionária Águas de Pará de Minas passa por rígidos processos de controle e é regulamentada, o que assegura que não haja contaminação bacteriana no abastecimento feito pelas concessionárias.

Atualmente, o mercado oferece diferentes tipos de filtros de água, que funcionam com múltiplas barreiras de proteção, possuem selo do Inmetro e ajudam a reter impurezas e micro-organismos. 

Ainda assim, especialistas reforçam que o tratamento correto é indispensável e lembram que a água “da torneira” segue padrões técnicos e não apresenta contaminação por bactérias, garantindo segurança para a população.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Prefeitura Municipal de Pará de Minas



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  675 676 677 678 679 680




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis