Este primeiro mês é marcado nacionalmente pela campanha Janeiro Branco, que chama a atenção da população para a importância do cuidado com a saúde mental.
É uma mobilização que visa estimular a reflexão sobre emoções, comportamentos e qualidade de vida, reforçando que o bem-estar psicológico deve ser tratado como prioridade o tempo todo, e não apenas em momentos de crise.
Dentro da agenda de saúde de Pará de Minas, o Janeiro Branco integra um conjunto de ações que abordam temas fundamentais para a população. A coordenadora de Saúde Mental, Rayane Couto, chama atenção das pessoas para a necessidade desse cuidado contínuo.
A programação do Janeiro Branco aqui na cidade vai até o final do mês, com atividades desenvolvidas nas unidades básicas de saúde e ações especiais junto à comunidade.
Atendimentos com psicólogos fazem parte da programação, em horários estendidos, das 16h às 20h, além de atividades externas.
Se não chover amanhã também será realizada uma ação na Praça Torquato de Almeida, entre 9h e 11h, com oficinas e atividades construídas pelos usuários da Rede de Atenção Psicossocial em parceria com os profissionais da área, promovendo convivência e fortalecimento de vínculos.
O município conta ainda com uma ampla rede de atendimento em saúde mental, formada por três Centros de Atenção Psicossocial: CAPS AD, CAPSi e CAPS II, que funcionam como portas abertas para atendimento de urgência e acolhimento de crises, sem necessidade de encaminhamento.
Além disso, existe o Centro de Convivência em Saúde Mental, que desenvolve oficinas, atividades artísticas e ações de integração social. Todas as unidades básicas de saúde contam com psicólogos, e aquelas com maior demanda recebem reforço profissional, garantindo assistência contínua à população.
Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas e Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.