Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Censo animal mostra baixo índice de castração dos cães na cidade

27/01/2026
id="thumb88850" title=" Censo animal mostra baixo índice de castração dos cães na cidade" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/7e339-vereadora-camila-mao-amiga.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb88850' } )"> Highslide JS

Dois importantes projetos de autoria da vereadora Camila Gonçalves, a Camila Mão Amiga, já estão em plena atividade em Pará de Minas, reforçando políticas públicas voltadas para a inclusão e a causa animal. 

Um dos projetos que virou lei institui o uso de pulseiras de identificação com os símbolos do girassol e do quebra-cabeça por pessoas com deficiências não visíveis, especialmente na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). 

A medida tem como objetivo garantir um atendimento mais humanizado, respeitando as necessidades específicas desse público e facilitando a identificação por parte dos profissionais de saúde. 

A outra nova lei de grande impacto é o Censo Animal, que vem levantando dados importantes sobre a população de cães e gatos no município. A vereadora está satisfeita com a nova realidade:

Sobre o Censo Animal, Camila ressaltou que, de acordo com as informações já apuradas pela Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 65% dos domicílios foram visitados, revelando números preocupantes. 

Atualmente, o município conta com mais de 21 mil cães, mas apenas cerca de 20% são castrados. Em bairros como Recanto da Lagoa, Santos Dumont, Torneiros e Padre Libério, os índices de castração seguem baixos, reforçando a necessidade de ações mais efetivas.    

Camila reconhece que é difícil coletar dados de 100% da cidade, mas o levantamento já serve de embasamento para a elaboração de um panorama dos animais domiciliados. 

As informações do censo são fundamentais para orientar políticas públicas mais eficientes, principalmente no que diz respeito ao controle populacional e à prevenção de maus-tratos. 

Algumas das ações são a ampliação das castrações gratuitas, a realização de mais mutirões, inclusive na zona rural, e campanhas de conscientização para a população sobre os benefícios do procedimento, tanto para a saúde dos animais quanto para o controle populacional responsável.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 7 8 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis