Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Vacina contra a dengue em dose única: disponibilidade ainda sem data

28/01/2026
id="thumb88866" title="Vacina contra a dengue em dose única: disponibilidade ainda sem data" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/db53e-vacinacao-4-.jpeg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb88866' } )"> Highslide JS

Circulam nas redes sociais rumores de que a vacina contra a dengue, em dose única, adquirida pelo Ministério da Saúde e desenvolvida pelo Instituto Butantan, já estaria disponível em Pará de Minas. 

Mas essa informação não procede. O município ainda não recebeu nenhuma remessa do imunizante, e também não há data confirmada para o início da vacinação com essa nova dose na cidade.

A Butantan-DV está em fase de ampliação nacional. Nos municípios-piloto, a vacina de dose única está sendo aplicada em pessoas com idade entre 15 e 59 anos, mas, em Minas Gerais, apenas a cidade de Nova Lima recebeu as doses.

E pelo visto, a espera dos outros municípios será longa. Em Pará de Minas, por exemplo, a Vigilância em Saúde Ambiental só espera o imunizante no final do ano. O coordenador do setor, Douglas Duarte, falou conosco:

Desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a empresa chinesa WuXi Vaccines, a vacina apresenta eficácia global de 74%, com redução de 91% dos casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações. A expectativa é que a produção seja ampliada em até 30 vezes nos próximos meses.

Além do imunizante nacional, desde 2024, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece a vacina Qdenga, aplicada em duas doses, destinada a crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde. Essa sim, está disponível nas salas de vacinação de Pará de Minas. 

Douglas Duarte explicou que, apesar da expectativa pela nova vacina, o município segue atento ao cenário epidemiológico, mantendo as ações de prevenção. E esse período de chuvas, favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, tornando o combate ainda mais necessário. 

Segundo ele, mesmo em semanas com menos chuva, a Vigilância não pode ser relaxada, já que pequenos acúmulos de água são suficientes para a reprodução do inseto.

A Secretaria de Saúde reforça que a colaboração da população é fundamental no enfrentamento à dengue. Manter quintais limpos, eliminar recipientes que possam acumular água, permitir a entrada dos agentes de endemias e evitar o descarte irregular de lixo, especialmente em lotes vagos, são atitudes essenciais para reduzir os focos do mosquito e prevenir novos casos da doença no município.

Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  674 675 676 677 678 679 680 681 682 683




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis