A Guarda Civil Municipal de Pará de Minas já definiu sua atuação para este ano, com planejamento voltado ao fortalecimento do patrulhamento preventivo e à ampliação da presença ostensiva em pontos estratégicos da cidade.
Depois dos avanços estruturais e operacionais, a corporação quer focar na prevenção, no apoio às outras forças de segurança e na proteção do patrimônio público e da população.
O comandante Lucas Costa anunciou que a estratégia da corporação segue alinhada à sua função constitucional de patrulhamento preventivo, priorizando o monitoramento de áreas com maior incidência de ocorrências.
Regiões como o centro da cidade, o Parque do Bariri, a praça Torquato de Almeida, a rua Benedito Valadares e os principais centros comerciais continuam no radar da GCM, além da manutenção do policiamento nos distritos e da realização de blitz educativas no trânsito.
Aliás, quando o assunto é blitz educativa, a Guarda Municipal lamenta o fato. É que mesmo com as ações de educação ao volante, os resultados estão longe do ideal:
Em 2025, a GCM consolidou importantes conquistas institucionais, como a implantação da Central Integrada de Inteligência e Videomonitoramento (CIIV), a inauguração do Ponto de Apoio no Parque do Bariri e a sanção de legislações que contribuíram para a valorização profissional e o fortalecimento da conduta institucional.
Somente pelo canal 153, a corporação registrou 5.374 ligações, que resultaram em 4.146 atendimentos envolvendo defesa social, policiamento preventivo, trânsito, operações integradas e policiamento escolar.
Fotos: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa Guarda Municipal de Pará de MinasHá 0 comentários. Comente essa notícia.