A escala de pagamentos do IPVA 2026 em Minas Gerais começou ontem e já exige atenção dos proprietários de veículos. De acordo com o final da placa, os vencimentos da primeira parcela seguem até a próxima sexta-feira (13).
Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito ao desconto de 3%, que pode ser acumulado com o benefício do programa Bom Pagador. A expectativa do governo estadual é de arrecadar cerca de R$ 12 bilhões neste ano.
Além do calendário regular, os motoristas precisam ficar atentos às multas e juros aplicados em caso de atraso. O não pagamento do imposto dentro do prazo gera multa diária que pode chegar a 20% do valor devido, além da incidência de juros.
O despachante Rodrigo Nogueira recomenda atenção aos proprietários, diante do risco de uma dívida simples terminar em um problema financeiro maior para o contribuinte.
Outro tema abordado pelo despachante foi a regularização de débitos antigos e o pagamento de multas acumuladas de anos anteriores. É que muitos proprietários só percebem as pendências quando precisam licenciar o veículo ou são abordados em fiscalizações.
Rodrigo Nogueira também esclareceu dúvidas frequentes sobre a responsabilidade do pagamento do IPVA em casos de compra e venda de veículos no início do ano. Esse é um assunto que deve ser formalizado entre vendedor e comprador.
E vale reforçar o alerta sobre golpes envolvendo o IPVA. Os pagamentos devem ser realizados somente pelos canais oficiais, como o site da Fazenda, aplicativo MG App e instituições bancárias autorizadas.
Em caso de dúvida, a orientação é buscar um profissional da área, já que boletos falsos e sites fraudulentos continuam sendo uma das principais armadilhas para os contribuintes.
Foto Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.