Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


IPVA: adiar o pagamento pode colocar proprietário do veículo em situação financeira pior

10/02/2026
id="thumb89073" title=" IPVA: adiar o pagamento pode colocar proprietário do veículo em situação financeira pior " target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/7eab8-whatsapp-image-2026-02-10-at-08.47.02.jpeg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb89073' } )"> Highslide JS

A escala de pagamentos do IPVA 2026 em Minas Gerais começou ontem e já exige atenção dos proprietários de veículos. De acordo com o final da placa, os vencimentos da primeira parcela seguem até a próxima sexta-feira (13). 

Quem optar pelo pagamento em cota única tem direito ao desconto de 3%, que pode ser acumulado com o benefício do programa Bom Pagador. A expectativa do governo estadual é de arrecadar cerca de R$ 12 bilhões neste ano.

Além do calendário regular, os motoristas precisam ficar atentos às multas e juros aplicados em caso de atraso. O não pagamento do imposto dentro do prazo gera multa diária que pode chegar a 20% do valor devido, além da incidência de juros. 

O despachante Rodrigo Nogueira recomenda atenção aos proprietários, diante do risco de uma dívida simples terminar em um problema financeiro maior para o contribuinte.

Outro tema abordado pelo despachante foi a regularização de débitos antigos e o pagamento de multas acumuladas de anos anteriores. É que muitos proprietários só percebem as pendências quando precisam licenciar o veículo ou são abordados em fiscalizações.

Rodrigo Nogueira também esclareceu dúvidas frequentes sobre a responsabilidade do pagamento do IPVA em casos de compra e venda de veículos no início do ano. Esse é um assunto que deve ser formalizado entre vendedor e comprador.

E vale reforçar o alerta sobre golpes envolvendo o IPVA. Os pagamentos devem ser realizados somente pelos canais oficiais, como o site da Fazenda, aplicativo MG App e instituições bancárias autorizadas. 

Em caso de dúvida, a orientação é buscar um profissional da área, já que boletos falsos e sites fraudulentos continuam sendo uma das principais armadilhas para os contribuintes.

Foto Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis