Desde o início do ano letivo, na semana passada, que os estudantes do Ensino Médio têm encontrado novidades, sobretudo os alunos matriculados na 2ª série, que tiveram alterações na grade curricular.
Entraram em vigor as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio, implementado em 2024 e que segue transformando gradualmente esta etapa da educação básica no Brasil.
Em 2025, os alunos da 1ª série já estudaram com o novo currículo. A mudança agora é para os que estão na 2ª série e em 2027 será para as turmas de 3ª série.
Esta mudança tem sido observada pelos educadores como uma transformação, já que a carga horária das disciplinas obrigatórias, como matemática, português, inglês e educação física, passou de 1.800 para 2.400 horas.
Para entender um pouco mais sobre as novidades, o JM conversou com o professor de Projeto de Vida e Coordenador de Resultados do Colégio Apogeu, Jorge Faria. Ele define as transformações como uma correção de possíveis falhas do projeto inicial do Novo Ensino Médio.
O Ministério da Educação justifica o objetivo da mudança com a expectativa de que os alunos possam ampliar, contextualizar os conhecimentos e deixar de ver o ensino médio apenas como a preparação para o vestibular, mas uma porta obrigatória para a universidade.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.