Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Consumidor não valoriza, mas inspeções sanitárias do IMA são essenciais

14/02/2026
id="thumb89144" title="Consumidor não valoriza, mas inspeções sanitárias do IMA são essenciais" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/9fec0-ima.jpg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb89144' } )"> Highslide JS

Garantir que o alimento chegue à mesa do consumidor com qualidade e segurança biológica é a missão central do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Em Pará de Minas, o órgão realiza um trabalho rigoroso de inspeção que vai muito além da simples conferência de documentos.

A fiscalização abrange desde empresas cadastradas que manipulam, processam e comercializam produtos de origem animal, até operações de blitz no transporte de mercadorias e de animais vivos. 

Nessas abordagens de transporte, a regra é clara e objetiva: se a irregularidade for constatada, o produto é imediatamente apreendido e destruído para evitar o consumo humano.

O foco é assegurar que toda a cadeia produtiva siga normas sanitárias rigorosas, evitando a propagação de doenças e fraudes econômicas. Embora o trabalho com as empresas registradas seja constante, o grande desafio das equipes de fiscalização reside naquilo que está fora do radar oficial. 

De acordo com a fiscal Cíntia Ferreira, as inspeções buscam combater a fabricação de produtos sem registro, muitas vezes realizadas em locais sem qualquer higiene. 

No entanto, segundo Cíntia, apesar dos desafios enfrentados com a clandestinidade, a fiscalização realizada em Pará de Minas é eficiente, envolvendo órgãos municipais, estaduais e federais. 

Vale destacar que em locais como açougues, a identificação pode ser mais técnica, já que o selo do IMA muitas vezes vem carimbado diretamente na carcaça do animal. Por isso, a atenção deve ser redobrada. 

Caso o cidadão suspeite da venda de carnes clandestinas ou produtos sem procedência, pode acionar os canais oficiais. As denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Geral do Estado, pelo portal "Fale Conosco" no site do IMA ou diretamente no escritório de Pará de Minas pelo telefone (37) 3237-0784.

Fotos: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM e Ilustrativa reprodução IMA




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  680 681 682 683 684 685 686 687 688




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis