Mais de 600 pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), que são aniversariantes de janeiro ainda não realizaram a prova de vida anual e por isso foram notificados pelo órgão.
Segundo o Ipsemg, o não comparecimento deles até o último dia útil de fevereiro pode levar à retenção preventiva da pensão até que seja feita a prova de vida.
Para regularizar a situação, os pensionistas devem comparecer presencialmente a uma das unidades regionais do Instituto, levando documento de identificação que conste foto e CPF.
Nos casos dos pensionistas tutelados, menores de 18 anos ou menores sob guarda, é preciso que o representante legal compareça à unidade, com os documentos de identificação. Já a prova de vida dos curatelados pode ser realizada pelo seu representante legal sem a presença do pensionista.
Nos municípios onde não existam unidades do Ipsemg, é possível realizar a prova de vida digitalmente pelo aplicativo gov.br se o pensionista possuir biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) ou na Carteira de Identidade Nacional (CIN).
A modalidade digital fica disponível para o beneficiário até o final do mês subsequente ao mês de aniversário. A lista de pensionistas que ainda não realizaram a prova de vida está disponível no Diário Oficial de Minas Gerais publicado no dia 12 de fevereiro.
Foto Ilustrativa: Ipsemg/DivulgaçãoHá 0 comentários. Comente essa notícia.