Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Justiça Eleitoral anuncia vagas para mesários nas eleições de outubro

07/05/2026
id="thumb90357" title="Justiça Eleitoral anuncia vagas para mesários nas eleições de outubro" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/7700f-whatsapp-image-2026-05-04-at-17.42.44.jpeg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb90357' } )"> Highslide JS

Abertas as inscrições para pessoas interessadas em atuar como mesários voluntários nas eleições de outubro. Podem se candidatar os maiores de 18 anos, com a situação regular junto à Justiça Eleitoral.

No entanto, há restrições: não podem atuar como mesários candidatos e nem seus parentes até o segundo grau, assim como integrantes de diretórios partidários com função executiva, autoridades públicas, agentes policiais, ocupantes de cargos de confiança no poder público, servidores da Justiça Eleitoral e menores de idade.

O chefe do cartório eleitoral de Pará de Minas, Moisés Januário, destaca a importância da função para o bom funcionamento da democracia. Ele reconhece o mesário como peça fundamental no dia da votação, sendo responsável por conduzir os trabalhos na seção eleitoral, orientar os eleitores e garantir que tudo ocorra dentro da normalidade.

Além da relevância cívica, a atuação do mesário também oferece benefícios. Entre eles, o direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado, sem prejuízo do salário, e folga adicional pela participação no treinamento. 

Os voluntários também recebem auxílio-alimentação, no valor de R$ 65, por turno trabalhado. Já para os estudantes universitários, os dias de serviço podem contar como horas complementares, conforme regras de cada instituição, podendo também representar vantagem em casos de desempate em concursos públicos, se esse item estiver previsto em edital.

Os interessados podem se voluntariar de diferentes formas: pelo site do Tribunal Regional Eleitoral do estado, pelo aplicativo e-Título ou diretamente no cartório eleitoral, onde também é possível obter mais orientações. Após o cadastro, a ficha será analisada para verificar a disponibilidade de vagas na seção eleitoral do inscrito ou em locais próximos.

Caso não haja voluntários suficientes, a Justiça Eleitoral realiza a convocação obrigatória de mesários para garantir o funcionamento das seções eleitorais.

Foto: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  88 89 90 91 92 93 94 95 96 97 98 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis