Pará de Minas é uma das cinco cidades mineiras escolhidas para receber o ‘Cidade Inclusiva’, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais. O projeto chega ao município já no próximo mês, com a proposta de unir cultura, acessibilidade e inclusão.
O programa prevê intervenções estruturais em espaços culturais da cidade, além da realização de um festival voltado à valorização das pessoas com deficiência e neurodivergentes.
A principal proposta do projeto é transformar ambientes urbanos e culturais em espaços mais acessíveis e acolhedores. Em Pará de Minas, as melhorias serão realizadas na Casa da Cultura e no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida.
Os espaços já passaram por visita técnica de profissionais especializados em acessibilidade, que identificaram adaptações necessárias para facilitar o acesso do público aos eventos e espetáculos.
A secretária municipal de Cultura, Isabel Faria, reconhece na chegada do projeto uma grande oportunidade de ampliação da inclusão cultural no município.
A consultora de acessibilidade Aline Castro ressaltou a importância de aproximar a acessibilidade da arte e da cultura, garantindo que pessoas com deficiência possam participar de forma efetiva tanto como público quanto como protagonistas das apresentações culturais.
Já o gestor de eventos, Fred Torres, explicou que o ‘Cidade Inclusiva’ também envolve melhorias estruturais permanentes nos espaços culturais, criando condições para que futuras atividades sejam cada vez mais acessíveis.
A engenheira Juliana Sabino, especialista em acessibilidade arquitetônica e mãe atípica, também participou da visita técnica ao teatro e apontou que o trabalho busca identificar, na prática, o que precisa ser melhorado para garantir mais autonomia, conforto e inclusão para todas as pessoas.
O projeto será encerrado com um grande festival inclusivo entre os dias 18 e 20 de junho. Durante os três dias, Pará de Minas receberá apresentações culturais, atividades acessíveis e atrações voltadas para toda a família.
Há 0 comentários. Comente essa notícia.