Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Vereador Cristiano do Grão Pará lamenta veto ao projeto de apoio à saúde mental

02/07/2026
id="thumb91287" title="Vereador Cristiano do Grão Pará lamenta veto ao projeto de apoio à saúde mental" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/80694-vereador-cristiano-2026.jpeg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb91287' } )"> Highslide JS

A Câmara Municipal de Pará de Minas ficou dividida na votação do veto parcial ao projeto que institui a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental. Por uma diferença de apenas um voto, sendo 9 favoráveis e 8 contrários, os vereadores decidiram manter o veto encaminhado pela prefeitura.

O artigo vetado estabelecia que a política municipal deveria ser desenvolvida de forma permanente ao longo de todo o ano, mas com atividades específicas no mês de setembro, especialmente no dia 10, data mundial dedicada à prevenção do suicídio. 

A prefeitura argumentou que a obrigatoriedade dessas campanhas fere o interesse público e fez isso com base em parecer técnico da Secretaria Municipal de Saúde, afirmando que estudos científicos recentes não apontam evidências consistentes de que as campanhas midiáticas do Setembro Amarelo reduzam efetivamente os índices de suicídio. 

O parecer também destaca que abordagens inadequadas sobre o tema podem gerar efeitos indesejados. Além disso, foi mencionada a possibilidade de ações permanentes e estruturadas, e não concentradas em um único período do ano. 

Autor da proposta, o vereador Cristiano do Grão Pará não escondeu a insatisfação com a decisão da Câmara e criticou tanto o envio quanto a aprovação do veto. No seu entendimento, a retirada do artigo no projeto enfraquece o alcance da política pública voltada à saúde mental, representando um retrocesso no debate sobre o tema.

Com a manutenção do veto, a Política Municipal de Atenção à Saúde Mental segue válida, mas sem a previsão específica de ações alusivas ao Setembro Amarelo. O texto aprovado preserva as diretrizes voltadas ao fortalecimento da rede de atendimento e das estratégias permanentes de cuidado e prevenção em saúde mental no município.

Foto: Lucas Barcelos/Rádio Santa Cruz FM




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis