Inaugurado no final de 2025, o Parque Multissensorial tem auxiliado muito na rotina do CER IV da APAE de Pará de Minas. Instalado em uma sala, ele oferece abordagem terapêutica diferenciada, reunindo tecnologia e estímulos sensoriais para contribuir com o desenvolvimento dos pacientes de forma mais lúdica e dinâmica.
O ambiente reúne diversos recursos voltados ao estímulo da audição, visão, tato, equilíbrio e coordenação motora. Entre os equipamentos disponíveis estão parede de escalada, jogos interativos e tecnologias que permitem aos profissionais desenvolver atividades além do consultório tradicional.
A utilização da sala acontece sempre mediante avaliação clínica e dentro do planejamento terapêutico individual de cada usuário, podendo ser realizada em atendimentos individuais ou em grupo.
Segundo a gerente de Saúde do CER, Thaís Noronha, a proposta do espaço é ampliar as possibilidades de atendimento, oferecendo recursos que permitam estratégias terapêuticas personalizadas.
Atualmente, o CER atende cerca de 1.900 usuários na sala que permanece disponível durante todo o dia, com o tempo de utilização variando conforme a necessidade de cada atendimento.
E segundo a equipe, muitos pacientes que conhecem o espaço demonstram interesse em retornar, chegando até mesmo a pedir novo encaminhamento para as atividades.
Thaís ainda destacou que o ambiente tem favorecido o desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial dos usuários, além de tornar as terapias mais atrativas e estimulantes.
Embora tenha sido concebido inicialmente para atender pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, o Parque Multissensorial beneficia usuários com diferentes tipos de deficiência.
Como os recursos trabalham múltiplos sentidos, a equipe consegue adaptar as atividades para pessoas com deficiência auditiva, visual, física, intelectual e o transtorno do espectro autista.
Fotos: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FMHá 0 comentários. Comente essa notícia.