Rádio Santa Cruz - FM

NOTÍCIAS DO DIA


Saúde pública reforça a prevenção e alerta sobre os perigos da água da chuva e da lama

10/10/2026
id="thumb92843" title="Saúde pública reforça a prevenção e alerta sobre os perigos da água da chuva e da lama" target="_blank" href="https://www.radiosantacruzfmg.com.br/assets/uploads/imagens/8c268-whatsapp-image-2026-10-10-at-11.00.128.jpeg" class="highslide foto_capa" onclick="return hs.expand(this, { slideshowGroup: 'grupo', thumbnailId: 'thumb92843' } )"> Highslide JS

Com a volta das chuvas mais frequentes, a água que chega para aliviar o calor também traz um alerta para a saúde. Em períodos de alagamentos e enchentes, aumenta o risco de contato com a leptospirose, doença infecciosa transmitida principalmente por água ou lama contaminada pela urina de animais infectados, especialmente os ratos. 

A bactéria causadora da doença pode entrar no organismo pela pele, mesmo quando não existem ferimentos aparentes. O risco aumenta quando a pessoa permanece por mais tempo em contato com água contaminada, mas cortes, feridas e mucosas também podem facilitar a entrada da bactéria. 

Por isso, diante de uma enchente ou alagamento, a recomendação é evitar o contato sempre que possível. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Karina Merlin, tranquiliza a população afirmando que, até o momento, nenhum caso de leptospirose foi registrado em Pará de Minas. 

No entanto, ela reforça a importância das pessoas buscarem por atendimento diante de qualquer situação de risco.

É importante saber reconhecer os sinais da doença. Febre alta, dor de cabeça, dores musculares, calafrios, náuseas e vômitos, estão entre os sintomas mais comuns. Em situações graves, podem surgir pele e olhos amarelados, alterações nos rins e até dificuldade para respirar. 

Esses sinais podem aparecer entre um e 30 dias depois do contato com a água de enchente ou lama potencialmente contaminada.

A prevenção começa antes mesmo de uma possível contaminação. Além dos cuidados durante as enchentes, o controle dos animais que podem transmitir a doença também faz parte do trabalho da Vigilância em Saúde.

Oscar Leitão, do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, é quem explica como esse trabalho deve ser realizado.

Quando o contato com a água de enchente ou lama for inevitável, a orientação é utilizar botas e luvas impermeáveis e proteger cortes e arranhões com materiais à prova d'água. Crianças não devem brincar ou nadar nessas águas.

Também é preciso ter cuidado na volta para casa: a lama deixada pelos alagamentos pode estar contaminada e deve ser retirada com equipamentos de proteção. Pisos, paredes e outras superfícies que tiveram contato com a água precisam ser limpos e desinfetados adequadamente.

Fotos: Prefeitura Municipal de Pará de Minas




Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis