Em vários países a colocação de profissionais com curso técnico no mercado de trabalho é bem mais fácil que os outros que possuem graduação universitária. E o Brasil vem acompanhando essa tendência, segundo mostra a pesquisa divulgada recentemente pelo Senai.
De cada dez estudantes que concluíram o ensino técnico em Minas, nos últimos três anos, sete foram contratados logo depois da diplomação. Em áreas como meio ambiente e Tecnologia da Informação (TI), a taxa de sucesso foi ainda maior: 80%.
O estudo ouviu mais de 20 mil técnicos de nível médio e cerca de duas mil empresas. O curso técnico é uma opção tanto para jovens em busca do primeiro emprego como para aqueles que veem na qualificação uma oportunidade para desenvolver a carreira.
O estudo mostrou também que os jovens com ensino técnico ganham 17% a mais que aqueles com ensino médio tradicional, mesmo assim existe preconceito no mercado. É que alguns jovens entendem que a entrada no mercado de trabalho se resume ao ensino superior e não é isso.
A graduação é importante, sendo uma das possibilidades, mas o ingresso no mercado tem outros níveis. A formação técnica é uma delas e tem algumas vantagens, como duração menor, custo da mensalidade mais baixo e empregabilidade maior.
Agora, por outro lado, não dá para negar que os formandos em curso superior recebem, em média, 180% a mais que aqueles com nível de conhecimento mais baixo.
Foto: Revista Exame
Há 0 comentários. Comente essa notícia.