Rádio Santa Cruz - FM

CANAL CIDADÃO


Enviar Notícia

Chuvas não conseguiram regularizar os reservatórios e a Cemig pede uso racional de energia

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

A volta das chuvas ainda não melhorou de forma significativa as condições dos principais reservatórios de água de Minas Gerais. 

Embora tenha havido um leve aumento no nível das bacias, os índices ainda estão longe do ideal, o que demanda um esforço coletivo quanto ao consumo consciente de água e de energia.

O alerta vem da Cemig. Dados da companhia mostram que o reservatório da usina de Nova Ponte, por exemplo, localizada no Rio Araguari, está com cerca de 11% do volume útil disponível. Já o reservatório da Emborcação, localizado no Rio Paranaíba, está com mais de 10%.

Segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS), a margem aceitável é de 30%, ou seja, a situação ainda é crítica mesmo com o início do período das águas. 

Para tentar minimizar esse cenário negativo, a Cemig está orientando a população sobre o uso racional de energia elétrica. Thiago Batista, engenheiro de Eficiência Energética da empresa, destaca atitudes simples que podem ser tomadas no dia a dia, seja no trabalho ou em casa, que fazem total diferença no final do mês.

A principal delas, segundo ele, é o uso do chuveiro, o grande vilão do alto consumo de energia e, consequentemente, da conta de luz.

O engenheiro da Cemig também deu dicas sobre as geladeiras e outros refrigeradores, que também podem consumir grande quantidade de energia caso apresentem algumas irregularidades.

Dentro dessa mobilização para o consumo consciente, a Cemig lembrou do Programa de Incentivo à Redução Voluntária do Consumo de Energia Elétrica, criado pelo governo federal. 
Pela proposta, o consumidor receberá um bônus na conta de luz se a soma dos consumos de energia de setembro a dezembro deste ano for inferior à soma dos mesmos meses de 2020, em pelo menos 10%.

Caso seja atingida a meta de redução, o consumidor receberá um bônus de R$ 0,50 por quilowatt-hora (kWh) do total da energia economizada. 
A companhia também informou que está criando um dispositivo que vai permitir que o cliente faça a simulação do possível desconto que receberá, caso consiga entre 10% e 20% de redução no consumo. A previsão é de que a ferramenta esteja disponível nos próximos dias.

Foto Ilustrativa: nachoto7/pixabay.com






Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



Início  8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 Fim




Seja o primeiro a comentar

Escreva as letras correspondentes à imagem abaixo:

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis