Rádio Santa Cruz - FM

CANAL CIDADÃO


Enviar Notícia

Balanço do número de escorpiões capturados em Pará de Minas nos últimos meses é assustador

Três mil escorpiões. Essa foi a quantidade capturada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entre novembro de 2023 até a semana passada, em diversos bairros de Pará de Minas. O recolhimento dos animais faz parte do projeto de manejo ambiental desenvolvido pelo CCZ, a fim de controlar a incidência e reduzir o número de acidentes envolvendo esses animais.

Segundo o biólogo Gustavo Rios, a maior parte deles foi encaminhada à Fundação Ezequiel Dias (FUNED), em Belo Horizonte, para a produção de soro escorpiônico. Na última sexta-feira, por exemplo, o CCZ encaminhou cerca de 400 escorpiões para lá.

Assim como acontece em outras cidades, o aumento do número de acidentes e do surgimento de escorpiões dentro das casas também é verificado em Pará de Minas. Segundo Gustavo, entre os desafios para controlar esse cenário estão a resistência dos animais aos inseticidas e a fácil e larga reprodução ao longo do ano:

Dentro do projeto de manejo ambiental, o CCZ também busca conscientizar a população sobre como evitar a presença do escorpião dentro de casa ou do local de trabalho. 
Muitas vezes, as pessoas apostam na dedetização, mas devido a resistência desses aracnídeos, nem sempre o serviço é efetivo. A melhor forma é com ações simples e periódicas.

Uma das observações do CCZ no desenvolvimento deste projeto é que a maior parte dos escorpiões foi capturada em bairros com maior quantidade de criadouros do mosquito Aedes aegypti, diante do acúmulo de lixo e outros tipos de materiais.

Com mais escorpiões aparecendo, o risco de acidentes aumenta. O biólogo Gustavo Rios explica o que a pessoa deve fazer após sofrer a picada, e deixa claro que muito conteúdo disponível na internet não é verídico. 

No caso de crianças e idosos, a atenção e a agilidade no socorro devem ser maiores, pois são grupos de risco para os efeitos de uma picada de escorpião. 
Quem encontrar um desses aracnídeos em casa pode notificar a prefeitura através da Ouvidoria Municipal, no 37/99979-5428, ou também no CCZ, no 37/3231-7817. 

Fotos: Ascom Prefeitura de Pará de Minas






Clique nas fotos para ampliar

Há 0 comentários. Comente essa notícia.


Veja também



 1 2 3 4 5 6 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis