Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Saúde mental: campanha incentiva as pessoas a cuidar dela

11/01/2020

Início de ano é sempre o momento ideal para refletirmos sobre os fatos que passaram e as metas desejadas no novo ciclo. Para ajudar essa linha de pensamento e reforçar os cuidados com a saúde da mente é que o primeiro mês passou a integrar a campanha Janeiro Branco.

Instituída no Brasil em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, a campanha foi criada para estimular as pessoas a pensarem sobre suas vidas, colocando temas de saúde mental em máxima evidência, trabalhando a prevenção ao adoecimento emocional da sociedade.

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que mais de trezentos milhões de pessoas sofrem de depressão e esse é um dos principais e mais conhecidos transtornos mentais. Nesse contingente de depressivos, há pessoas de todas as faixas etárias, diferentes etnias, religiões e classes sociais.

A situação se agravou com a popularização das redes sociais, onde o mundo virtual passou a ter mais valor que as relações humanas reais, por isso manter a saúde mental tem sido um desafio. Entre outros fatores, a web traz a felicidade em abundância, realidade bem diferente da maioria dos brasileiros.

Para falar sobre o Janeiro Branco, o JM conversou com a psicóloga Marina Saraiva Almeida que vê com bons olhos a campanha. Ela admite que diversos problemas clínicos estão ligados à saúde da mente. 

No mundo do imediatismo, a psicóloga cita a preocupação com o passado e o futuro como fatores de risco para o adoecimento mental. Segundo ela, muitas pessoas estão se esquecendo do que realmente é importante – o agora.

Cuidar da mente não é uma questão matemática, onde você tem fórmulas para resolver problemas, mas existem técnicas que ajudam no relaxamento e proporcionam um pouco mais de paz para quem vive um turbilhão de emoções.

A psicóloga Marina Saraiva informou também que a rede de saúde de Pará de Minas está com uma programação pronta para levar o tema até a população, promovendo a conscientização sobre a saúde mental. As ações, assim como datas e horários, estão disponíveis nas unidades de saúde. 




Veja também



Início  162 163 164 165 166 167 168 169 170 171 172 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis