Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Caixa Federal foge da polêmica em torno das mudanças do cheque especial e garante tarifa zero

15/01/2020

A polêmica em torno das mudanças sobre as taxas de juros do cheque especial continua. Entidades e partidos políticos não aceitaram muito bem uma das novas diretrizes da resolução 4.765, que entrou em vigor no último dia 2 de janeiro. Ela permite aos bancos a cobrança de uma tarifa pela oferta do cheque especial mesmo que o serviço não seja utilizado pelo cliente.

Na prática, as instituições financeiras poderão cobrar 0,25% pelo crédito automático em conta de pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI) para limites superiores a R$ 500,00. 
Em um primeiro momento, a resolução só envolve novos contratos. Para quem já usa o crédito, a mudança entra em vigor a partir de 1º de junho. 

Na última semana, a Ordem dos Advogados do Brasil entrou com uma ação civil pública na Justiça Federal do Distrito Federal pedindo a suspensão da cobrança, e ontem, foi a vez do partido Podemos ingressar com ação no Supremo Tribunal Federal com a mesma solicitação. 

E no meio das discussões, a Caixa Econômica Federal, um dos bancos com maior número de clientes do país, se posicionou sobre o assunto e garantiu que irá praticar tarifa zero para este produto. 
Segundo o gerente do banco em Pará de Minas, Gilzan de Pádua Teixeira, a regra vale para cliente pessoa física ou jurídica. 

Além da permissão para cobrança pela tarifa, a resolução do Banco Central também alterou o limite máximo das taxas de juros, que podem chegar somente a 8% ao mês. 
Segundo Gilzan Teixeira, a Caixa precisou fazer pequenas alterações para adequar a esta normativa.

O assunto ainda gera outra discussão. É que há alguns anos, muitos clientes fizeram renegociação de dívidas do cheque especial com juros elevados, chegando a 15% ao mês.  Questionado se essas pessoas continuarão arcando com altas taxas, o gerente da Caixa respondeu.    

Em Pará de Minas, a agência da Caixa Econômica Federal está localizada no início da rua Benedito Valadares. Os clientes, tanto da caixa quanto de outras instituições financeiras, também podem obter informações sobre o cheque especial pelos sites dos bancos, onde os valores das novas taxas de juros estão detalhados. 




Veja também



Início  526 527 528 529 530 531 532 533 534 535 536 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis