O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está alertando para a possibilidade da pior chuva do ano nesta sexta-feira. Se a previsão se confirmar ela vai atingir em cheio Belo Horizonte e várias cidades da região.
O aviso de perigo potencial inclui Pará de Minas, Itaúna, Divinópolis, Nova Serrana, Bom Despacho e Pompeu. O aumento das chuvas será marcado pela chegada de nova frente fria.
Os temporais previstos anunciam volume de água muito elevado, com mais de 120 milímetros. Para levantar mais informações sobre o assunto, o JM conversou com o meteorologista Cleber Souza, do Inmet.
Na entrevista, por meio de contato telefônico, ele reconheceu a forte presença das chuvas neste início de ano, mas disse que fazem parte do verão brasileiro:
Cleber admitiu que a perspectiva de chuvas muito fortes é preocupante. E quando o JM perguntou se devemos nos preparar para o pior, ele respondeu:
Perguntado se estamos vivendo um verão diferenciado, com mais chuvas, ele respondeu:
O JM também quis saber se as chuvas vão marcar presença só agora em janeiro ou também teremos um fevereiro molhado:
E diante da perspectiva de termos chuvas muito fortes nesta semana, a Defesa Civil emitiu um comunicado para que as pessoas fiquem bastante atentas, porque também estão previstos ventos intensos, de até 60 km/h.
Foto: Internet