Em meio à situação envolvendo a cerveja Belorizontina, muita gente foi surpreendida nesta semana com o recall nacional de lotes do medicamento Cloridrato de Ranitidina.
Ao todo são 50 lotes de 150mg e 300mg, fabricados pelo laboratório farmacêutico Medley, unidade de negócios genéricos da Sanofi. O motivo do recolhimento é a possível contaminação com a impureza de uma substância usada na fórmula.
Segundo estudos, ela poderia ser causadora de câncer em humanos. Cloridrato de Ranitidina é utilizado para tratamento e prevenção de problemas digestivos, como úlceras estomacais e duoedenais, azia e refluxo gastroesofágico.
E apesar de ganhar as manchetes dos principais jornais do país, a notificação do recall ainda não chegou à Secretaria Municipal de Saúde. Em entrevista ao JM, o secretário Wagner Magesty confirmou que o município não recebeu nota técnica das autoridades, mas segue atento ao caso.
O recall dos medicamentos não representará custos para os consumidores que compraram o remédio produzido nos lotes impróprios para consumo. A pessoa que tiver o produto em casa deve entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Medley, por meio do telefone 0800 729 8000. Em caso de dúvidas, os médicos de cada paciente também poderão ser consultados.