A Prefeitura de Pará de Minas anunciou no fim de semana que vai decretar estado de emergência no município em consequência do temporal que caiu na noite de sexta-feira, deixando muitos estragos.
O prefeito Elias Diniz justificou a medida com a necessidade de realizar obras urgentes, sobretudo nas estradas rurais já que muitas estão sem condições de tráfego.
Disse também que o decreto de estado de emergência se deve às ações que deverão envolver os governos estadual e federal. As chuvas deram trégua, mas não houve folga para as equipes que fazem parte do Plano Integrado de Ação.
Elas passaram o fim de semana avaliando os estragos e pré-definindo operações prioritárias. A meteorologia prevê chuvas pelo menos até 4 de fevereiro, daí a necessidade de agilização em muitas ações.
E o desafio da prefeitura será maior porque boa parte das obras depende da estabilidade do tempo para serem executadas. O prefeito Elias Diniz informou que toda tecnologia está sendo usada para mapear os locais críticos. A partir dessa avaliação, será possível ter um relatório sobre as providências a serem tomadas:
E em meio a tantos problemas, a boa notícia veio da ponte que está em fase final de construção na rua Cardeal Hugolino, no bairro Senador Valadares. Ela suportou o grande volume de água e serviu de exemplo para outras regiões da cidade.
Além das medidas emergenciais, a prefeitura está avaliando alternativas para médio e longo prazo. Uma delas é o afundamento de parte da calha do ribeirão Paciência, possibilitando melhor vazão da água e diminuindo os alagamentos no entorno do leito.
Para esta semana, a previsão é de mais chuvas, mas com intensidade moderada com o volume máximo chegando a 20 mm na próxima quarta-feira. Ainda assim, as autoridades pedem que a população tenha cuidado redobrado, evitando as áreas de risco no momento da chuva.