Uma possível solução para a superpopulação de cães e gatos de rua acaba de surgir e o problema poderá ser sanado tanto em Pará de Minas como na vizinha cidade de Pitangui. Esse foi o assunto de uma reunião realizada no gabinete do prefeito Elias Diniz.
Ele recebeu a visita da assessora parlamentar Maria Clara de Almeida Rego, que representa o deputado federal Fred Costa (Patriota). Ela trouxe a notícia da destinação de um recurso no valor de R$200 mil para a realização do Programa de Castração de Cães e Gatos, sendo que metade do valor vai para Pitangui e a outra parte para Pará de Minas.
Segundo a assessora, o deputado está atendendo ao pedido de entidades lideradas por cuidadores e protetores de animais das duas cidades. Com esse dinheiro e o apoio das respectivas prefeituras, elas terão condições de promover o controle dos animais de rua.
Representando a cidade de Pitangui o voluntário Dênio Almeida, presidente da Associação de Proteção Animal Focinho Carente, comemorou a destinação da verba que será liberada em breve.
Quem representou os cuidadores e protetores de animais de Pará de Minas durante o encontro foi Daniel de Almeida Gomes.
O secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, Wagner Magesty, também ficou muito satisfeito com a verba que chega num momento importante para Pará de Minas, que segue em busca de alternativas para frear o crescimento da população canina e felina.
Magesty explicou que ainda precisa conhecer melhor o projeto, mas garantiu que tão logo o recurso chegue aos cofres municipais, os trabalhos serão iniciados.
Ainda não há informações se a adesão ao Programa de Castração de Cães e Gatos, liderado pelo deputado Fred Costa, substituirá os planos do CCZ que aguarda contratação de um médico veterinário para a realização dos procedimentos, ou se eles serão trabalhos paralelos.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM