As longas filas para atendimento nas agências do INSS em todo o Brasil, assim como a demora do Instituto em liberar aprovar requerimentos de aposentadorias e benefícios, devem continuar pelo menos até meados de maio.
A informação foi repassada pelo secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, que inclusive chegou a afirmar que a fila de pedidos represados no INSS, que já acumula quase dois milhões requerimentos, deverá ser zerada até o final do ano.
A expectativa é que isso aconteça a partir da contratação temporária de servidores para auxiliar neste trabalho, que será autorizada através de Medida Provisória, a ser publicada ainda essa semana.
A media deverá trazer amparo para a contratação de 7 mil funcionários aposentados do INSS, tanto militares da reserva quanto servidores civis, para que atuem na análise e liberação dos requerimentos.
A expectativa do Governo é que os convocados comecem a se apresentar já em abril e deverão passar por uma etapa de treinamento para que, em maio, já comecem a trabalhar efetivamente nas agências.
Ainda não há informações sobre o número de trabalhadores que será encaminhado para cada agência, e nem mesmo se Pará de Minas receberá este reforço.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM