Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Consumidores reclamam da demora na entrega das mercadorias importadas

04/02/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Quase todos os dias o Centro de Distribuição dos Correios em Pará de Minas recebe reclamações de consumidores em busca de mercadorias compradas fora do país. Em alguns casos a demora já passa de seis meses.

E pelo visto o problema não acontece só por aqui, já que as agências do país todo estão recebendo mais frequentemente esse tipo de reclamação. Segundo a Associação de Funcionários dos Correios, o trânsito das mercadorias costuma ser rápido até Curitiba, onde concentra a maior parte das encomendas internacionais.

Elas ficam centralizadas lá devido à boa estrutura da Receita Federal. O problema é que as mercadorias levam muito tempo para sair de Curitiba em direção à casa dos destinatários. Quem trabalha com produtos importados afirma que o serviço vem piorando bastante.

Segundo a direção dos Correios, diariamente cerca de 300 mil itens importados são encaminhados aos três maiores centros de distribuição do país, no caso, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. Os objetos estão sujeitos à fiscalização da Receita Federal e de outros órgãos, caso da Anvisa, Anatel e até o Exército.

Especialistas alertam os consumidores sobre a necessidade deles rastrearem os pedidos. Após o pagamento do despacho postal, os Correios dão prazo de 40 dias para a entrega. É aí que o consumidor deve acompanhar o pedido e fazer o rastreamento via site ou aplicativo dos Correios, guardando os prints das telas.

Em caso de atraso, o consumidor deve registrar queixa nos Correios. Se não resolver, ele pode recorrer ao Procon ou até mesmo ao Judiciário. A responsabilidade será sempre dos Correios, pelo fato da taxa ter sido paga à empresa no momento em que o produto chegou ao Brasil.

Mas o Procon também orienta o consumidor a reclamar com o fornecedor da mercadoria, afinal é o site quem contrata o serviço dos Correios e por isso deve solucionar o problema. Segundo o órgão, tanto o fornecedor como os Correios têm responsabilidade solidária.




Veja também



Início  221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis