Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


A dengue avança na cidade: em apenas uma semana dobrou o número de casos prováveis

05/02/2020

Em apenas uma semana, o número de casos prováveis de dengue em Pará de Minas mais do que dobrou. Segundo atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, divulgado ontem, o Município contabiliza 136 notificações da doença em 2020. O número de casos é 60% maior do que o divulgado no boletim da última semana, quando Pará de Minas tinha 55 registros.

Se as estatísticas continuarem subindo a cada atualização da Secretaria de Saúde, a cidade poderá enfrentar mais uma epidemia da dengue, com todos os transtornos que ela causa às pessoas e à Prefeitura Municipal. Enquanto as notícias relacionadas ao coronavírus ganham destaque nos principais jornais do país, a dengue vai, de forma tipicamente mineira, ganhando território por aqui.

O resultado da primeira edição do LIRAa de 2020 é um bom exemplo disso. Pará de Minas saiu de um índice de 1,4% de infestação, registrado em outubro do ano passado, para 6,2%, o que colocou a cidade na faixa de risco de surto. A situação se assemelha ao que tem sido verificado em cidades da região Centro Oeste de Minas Gerais.

Inclusive, devido a gravidade do assunto, representantes de 53 municípios da região se reuniram nesta semana na sede da Gerência Regional de Saúde, em Divinópolis.Foram avaliados os índices de infestação nos municípios, com destaque para Bom Despacho, onde o LIRAa foi de 16,2%, novos fluxos de monitoramento da dengue e ações de mobilização social.

A expectativa é que as Prefeituras reforcem as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e também a conscientização da população sobre a importância da prevenção, evitando as chances de proliferação do vetor. Em nível estadual, a situação também não é das melhores. Conforme os dados, em 2020, Minas Gerais 6.988 casos prováveis de dengue.

São cinco mortes em investigação, mas até o momento nenhuma confirmada. Com relação às outras doenças transmitidas pelo mosquito, Minas Gerais registrou 131 casos prováveis de chikungunya e 52 notificações de zika vírus. 

Foto: Dengue/Reprodução




Veja também



Início  165 166 167 168 169 170 171 172 173 174 175 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis