Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Pais desaprovam sistema on-line implantado na rede estadual de ensino

08/02/2020

O sistema on-line de matrículas e encaminhamento de alunos da rede estadual de ensino, implantado pelo Governo de Minas, tem gerado divergências. De um lado, pais e estudantes reclamam dos problemas com o sistema e a escola indicada por ele. Por outro, a Secretaria de Estado de Educação garante eficácia da nova ferramenta, alegando mais comodidade no momento de escolha da vaga. 

É a primeira vez que todo o processo de matrícula e indicação do aluno para uma instituição de ensino é feito totalmente pela internet. Ele foi dividido em cinco etapas, cada uma com um prazo estabelecido, seguindo os critérios fixados pela Secretaria de Educação. Primeiro, aconteceu a renovação da matrícula dos alunos que já estavam vinculados na rede estadual.

Depois vieram a pré-matrícula e o cadastro escolar de quem estava fora da rede ou se interessava por transferência da unidade de ensino. Com o banco de dados completo, a Secretaria de Educação partiu para a terceira fase. Em duas listas de chamada, ela divulgou a escola para onde o aluno foi indicado e deve confirmar a matrícula.

Quem perdeu o prazo, encerrado ontem, vai para a quinta e última etapa, que começa na próxima segunda-feira, dia 10. Os pais ou responsáveis ou ainda o próprio aluno - se maior de 18 anos - devem acessar o sistema para consultar as unidades que possuem vagas e comparecer presencialmente na escola indicada para apresentação dos documentos e realização da matrícula. 

Esse passo a passo pode até parecer simples, mas na prática não foi. As principais reclamações estão relacionadas a escola indicada pelo governo. Muitos pais queixam que elas são longe de casa. As dificuldades também aparecem para quem trabalha na rede estadual. O diretor da Escola Fernando Otávio, Alfredo Couto, conta que os servidores estão enfrentando situações atípicas para organizar e fechar a quantidade de alunos e turmas desse ano letivo.

Apesar de admitir os transtornos, Alfredo Couto pede aos pais um pouco mais de paciência, pois se trata de um sistema que pode passar por melhorias nos próximos anos. Já a Secretaria de Estado de Educação avalia que o procedimento on-line rendeu bons resultados. O balanço mostra que 97% dos alunos foram alocados em uma das três primeiras unidades de ensino apontadas na hora da pré-matrícula.

Desses, 70% conseguiram a vaga na primeira opção. Mais informações sobre o novo sistema como, por exemplo, as diretrizes seguidas pelo Estado para o encaminhamento dos alunos, podem ser obtidas no site matricula.educacao.mg.gov.br.   




Veja também



Início  177 178 179 180 181 182 183 184 185 186 187 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis