O respeito aos mais velhos sempre esteve entre as principais lições que recebemos na infância. Acontece que na atualidade o ensinamento tem perdido força, sobretudo quando os idosos são debilitados.
Nem mesmo o carinho e a atenção dedicados na criação familiar e toda a sabedoria e experiência adquiridas ao longo da vida têm sido o bastante para as famílias retribuírem o amor.
O resultado disso é o aumento dos casos de abandono e maus tratos registrados em Pará de Minas. Quem confirma o triste quadro é o presidente do Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, José Raimundo de Almeida.
O órgão tem trabalhado muito para investigar as denúncias, fazendo várias visitas para avaliar os casos. Lamentavelmente as principais ocorrências acontecem na própria casa do idoso:
O presidente do conselho lembra que as famílias têm a obrigação de cuidar de seus idosos, mas ele percebe que na maioria das vezes o desamor e as desavenças entre irmãos afetam diretamente a qualidade de vida dos pais e avós.
Para denunciar qualquer tipo de abuso, maus tratos e o abandono de idosos o telefone é o 3236 3297. A partir daí uma equipe fará a visita para constatar a situação e tomar as devidas providências.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM