Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Saúde pública admite: Pará de Minas já está com surto de dengue e epidemia pode chegar em duas semanas

14/02/2020

A Prefeitura de Pará de Minas, através da Vigilância Epidemiológica, admitiu a possibilidade do município enfrentar nova epidemia de dengue.  Diante do alto número de casos notificados e da tendência de que isso continue o órgão informou que, em duas semanas, é provável que a cidade saia da situação de surto e passe a enfrentar uma epidemia instalada.

Segundo dados divulgados pela Vigilância, Pará de Minas já registrou 400 casos prováveis que incluem suspeitos e confirmados. O número é o dobro do que foi indicado no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde atualizado nesta semana. Com relação à chikungunya e zika, ainda não há nenhum caso confirmado.

O cenário é grave e requer união do poder público com a sociedade. Nesse sentido, na tarde de ontem profissionais de saúde se reuniram na sala de cinema da Estação Cultural para uma Oficina de Alinhamento Conceitual e Assistencial de Enfrentamento à Dengue, Chikungunya e Zika.

A responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Liguori, informou que o objetivo do encontro foi alinhar o protocolo clínico e evitar agravamento dos quadros de dengue: 

Outra medida anunciada pela prefeitura foi a ampliação do horário de atendimento da UBS Seringueiras, que fica na rua Nermival Ramos Morais, nº35, no Residencial Capanema. Segundo Maria de Lourdes, aquela região juntamente com o distrito de Ascensão, registram a maior infestação de casos de dengue.

O atendimento especial na unidade será das 8h às 18h neste sábado, de 7h às 20h entre os dias 17 e 21  e das 8h às 18h, entre os dias 22 e 25. A assistência será destinada apenas aos pacientes com suspeitas das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Maria de Lourdes Liguori insiste na tecla da prevenção, dizendo que a maioria dos focos está nas próprias residências.

Com esta medida, o município pretende desafogar o atendimento na UPA. Segundo o diretor Técnico da unidade, Hélio Pimentel, normalmente são registrados cerca de 250 atendimentos por dia, mas com o surto de dengue o número aumentou de forma considerável. É que muitas pessoas procuram a UPA diretamente, enquanto poderiam recorrer a uma UBS onde os profissionais também oferecem a assistência. 

Com relação aos sintomas apresentados, o médico ressaltou que os sinais da dengue, chikungunya e zika são diferentes.

A situação de Pará de Minas com relação à dengue acompanha a evolução no estado, onde já foram registrados quase 10 mil casos prováveis. No entanto, a próxima atualização do Boletim Epidemiológico deve apontar um número ainda maior. A divulgação acontecerá na próxima terça-feira, no site da Secretaria de Estado de Saúde. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  221 222 223 224 225 226 227 228 229 230 231 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis