O desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro é um dos momentos mais aguardados no carnaval. A Marquês de Sapucaí dá vida ao que é considerado o maior espetáculo da terra, com apresentações mágicas que ficam marcadas na história.
E neste ano um paraminense estará no centro das atenções de uma escolas mais populares do Rio. Benjamim de Oliveira será o personagem destaque da Salgueiro, que levará para o sambódromo o enredo ‘O Rei Negro do Picadeiro’, do carnavalesco Alex de Souza. O samba é uma homenagem aos 150 anos que Benjamim completaria neste ano.
Mais que o primeiro palhaço negro de circo, ele foi um artista completo, sendo reconhecido também como grande ator, diretor, cantor, compositor e dançarino. No desfile do Salgueiro, Benjamin de Oliveira será interpretado por três atores durante a apresentação, mostrando sua grande importância na história do país.
A expectativa da apresentação é tão grande que os carnavalescos de Pará de Minas estão organizando uma viagem para o Rio de Janeiro, para acompanhar o desfile das campeãs. Quem está liderando o movimento é Cleber Nonato de Souza que, por muitos anos, presidiu a escola Acadêmicos do Santos Dumont. Muito feliz com a homenagem à Benjamim, ele diz que é um orgulho para toda a população:
Os interessados em participar da viagem podem entrar com Cleber pelo telefone 9 9911 4609. As apresentações das escolas do grupo especial do Rio de Janeiro acontecerão nos dias 23 e 24 de fevereiro, domingo e segunda-feira, sendo que a Salgueiro vai desfilar na segunda, às 23h30.
A escola da Tijuca tenta recuperar o título de campeã do carnaval carioca, troféu que não conquista desde 2009. Caso consiga pelo menos até a sexta colocação, ela terá a oportunidade de participar do desfile das campeãs, marcado para 29 de fevereiro, no sábado, a partir das 22h.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM