Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Clonagem do WhatsApp facilita os golpes praticados por estelionatários

17/02/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

Órgão de defesa do consumidor, o Procon volta a alertar a população sobre um golpe que utiliza o WhatsApp. Estelionatários estão unindo tecnologia e esperteza para clonar a conta de uma pessoa e aproveitar de seus contatos próximos.

Geralmente, os criminosos utilizam dados inseridos na internet, como por exemplo, plataformas de compra e venda online, caso do Mercado Livre. De posse do número do celular do anunciante, o criminoso entra em contato se passando por alguém da equipe de atendimento do site, dizendo que, para a manutenção do anúncio, é preciso que a pessoa passe um código que chegará via SMS. 

Ao mesmo tempo, os criminosos tentam logar no WhatsApp através do número da pessoa. Como verificação, o aplicativo de mensagens envia um código via SMS. Quando o código chega, a vítima o passa para o fraudador, que finaliza a clonagem.  A partir daí, quando a conta do mensageiro é instalada no celular do golpista, ela deixa de funcionar no celular da vítima.

Dessa forma, o criminoso tem acesso aos contatos e, sabendo quem são os mais próximos, envia mensagens pedindo dinheiro emprestado via transferência bancária.  A advogada do Procon, Bárbara Fratezzi, explica que, na maioria das vezes o amigo que recebe essa mensagem não desconfia da atitude ilícita por trás do pedido e acaba atendendo ao pedido.

Ela acredita que uma ação mais preventiva pode ajudar no combate ao golpe.

Aproveitando a oportunidade, a advogada comentou outro tipo de golpe que também tem sido praticado em Pará de Minas, vitimando muitas pessoas. 

Além de procurar o Procon, a pessoa também deve relatar a situação às autoridades policiais para que elas façam o trabalho investigativo e identifiquem os estelionatários. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  236 237 238 239 240 241 242 243 244 245 246 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis