Quem tem assuntos a resolver na rede bancária e nas repartições públicas de Pará de Minas, é melhor se apressar. Depois que elas encerrarem o expediente de hoje só reabrirão as portas na próxima quarta-feira.
Já o comércio trabalhará amanhã até o meio-dia e retornará na quarta. A folga do carnaval é uma compensação aos comerciários pelo trabalho em outras datas. Por isso, os lojistas que quiserem abrir as portas podem, no entanto, isso não tem acontecido na cidade.
A advogado Giovane Mendonça, assessor jurídico da Associação Empresarial de Pará de Minas (Ascipam), esclareceu o assunto em detalhes para o JM. Segundo ele, empresários locais têm o costume antigo de não manter o expediente nesse período, para que seus trabalhadores possam aproveitar a folia.
A única classe que tem maior chance de folgar nesse período é a dos trabalhadores do comércio porque em Pará de Minas se aproveita também o carnaval para comemorar o Dia do Comerciário que, no calendário oficial, consta como 30 de outubro.
A rede supermercadista funcionará normalmente nesses dias de carnaval. A única alteração que alguns proprietários pretendem fazer é com o horário, que será encurtado em uma ou duas horas, antecipando o fim do expediente. Já o setor industrial, sobretudo na área metalúrgica, funcionará normalmente durante o carnaval.
Aliás, esse segmento não fecha as portas em nenhuma data devido aos altos custos do desligamento dos fornos e do maquinário. Na metalurgia o sistema de revezamento dos trabalhadores é de 6 dias corridos e 2 de folga.
Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM