Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Não dá mais para adiar: a cidade vive nova epidemia de dengue e todo cuidado agora é necessário

22/02/2020

O que era tratado como possibilidade aconteceu. Diante de centenas de casos já registrados, Pará de Minas entrou em estado de epidemia de dengue, ligando o sinal vermelho para um problema que pode crescer ainda mais.

Na última atualização do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde, o município apresentava 387 casos prováveis – considerando os confirmados e suspeitos. No entanto, a tendência é que esse número seja bem maior na próxima divulgação, já que o volume de atendimentos às pessoas com suspeitas da doença aumentou quase 100%. 

A referência usada pela Secretaria Municipal de Saúde tem sido a UPA 24 Horas. É para lá que a maioria dos pacientes se desloca em busca de assistência, mesmo tendo à disposição a UBS de seus bairros. 

Segundo o secretário municipal de Saúde, Vagner Magesty, a procura é tão grande que alguns bancos tiveram que ser colocados na área de espera da UPA. Em entrevista ao JM, ele revelou dados impressionantes sobre a média de atendimentos.

Para tentar desafogar a procura na UPA, a Secretaria de Saúde decidiu manter a UBS Seringueiras aberta em horário especial durante o carnaval para atender somente casos suspeitos de dengue, zika ou chikungunya.  De hoje até terça-feira, a unidade funcionará das 8h às 18h. A UBS Seringueiras está localizada na rua Nermival Ramos Morais, nº 34, no Residencial Capanema.

Outra medida anunciada pela pasta é o funcionamento estendido da Policlínica, no centro da cidade. A partir da próxima quarta-feira, dia 26, a unidade de saúde estará referenciada para os casos de dengue das 16h às 21h, de segunda a sexta feira.

Vagner Magesty declarou que a prefeitura está tentando todas as alternativas possíveis para atender a população e combater o mosquito aedes aegypti. Mas o esforço não tem sido suficiente, pois boa parte da população não tem colaborado com as ações preventivas. 

Além da Policlínica, outra unidade poderá funcionar em horário estendido para atender casos suspeitos de dengue, mas o local ainda não foi definido. Na próxima semana, a Secretaria de Saúde divulgará a programação dos próximos mutirões de limpeza, que são realizados para eliminar os focos nas residências. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis