Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Professores da rede estadual estão aderindo à greve: metade dos profissionais de Pará de Minas já cruzou os braços

27/02/2020

Professores da rede estadual de ensino que trabalham em Pará de Minas estão aderindo à greve da categoria, deflagrada no último dia 11 de fevereiro.  Segundo a subsede local do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), cerca de 50 servidores estão de braços cruzados, o que representa mais de 10% total.   

São profissionais que trabalham nas escolas Fernando Otávio, Ademar de Melo, Manoel Batista e Governador Valadares. Já em nível estadual, aproximadamente 60% dos professores participam do movimento grevista. 

O diretor-geral da subsede de Pará de Minas, Rondinelli Alves, informou que a mobilização está ganhando força devido à comunicação entre os profissionais e ao entendimento de que a classe precisa ser mais valorizada pelo Governo de Minas.

A lista de reivindicações da categoria é extensa e considerada fundamental para que eles possam desenvolver um trabalho melhor junto aos alunos. Entre os pontos principais estão o pagamento do 13º salário de 2019, aplicação do mínimo de 25% dos recursos tributários do estado na educação e o pagamento do piso nacional dos professores.

Outro fator que pesou na decisão dos servidores foi o fechamento de algumas escolas estaduais. 

Ainda segundo Rondinelli Alves, a categoria também luta por mais isonomia de tratamento por parte do Governo de Minas. Como exemplo, ele citou o projeto de lei enviado à Assembleia Legislativa, propondo reajuste somente para os servidores da segurança pública. Ele tem acompanhado as discussões em Belo Horizonte e torce para que o governador Romeu Zema seja sensato ao analisar a emenda aprovada pelos deputados.

Como foi dito pelo educador, a greve segue por tempo indeterminado e a expectativa é que mais professores ingressem no movimento nesses próximos dias, o que pode afetar a rotina escolar.  A orientação de Rondinelli Alves é que os pais e alunos busquem informações nas escolas para saber se haverá aulas.

A próxima reunião do Sind-UTE com o Governo de Minas está marcada para o dia 5 de março, em Belo Horizonte. 




Veja também



Início  233 234 235 236 237 238 239 240 241 242 243 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis