A partir da próxima semana as operadoras de cartão de crédito internacional passarão a utilizar a cotação do dólar do dia da compra na hora de fazer a cobrança dos clientes. A determinação do Banco Central vai garantir mais segurança e transparência nas transações com moedas estrangeiras.
A mudança afetará principalmente os consumidores que fazem compras em dólar por meio do cartão de crédito nas lojas virtuais ou mesmo durante as viagens internacionais.
Os bancos e operadoras de cartão deverão converter as transações para o real com o câmbio do dia da compra e não no dia do fechamento da fatura, como vinha acontecendo até agora.
Para entender melhor a novidade, o JM conversou com o economista Eduardo de Almeida Leite, que considera a medida uma forma de garantir aos consumidores tenham maior clareza do que estão pagando. Ele traz um exemplo para facilitar o entendimento:
O Banco Central também determinou que as operadoras de cartões informem o valor da cotação diária do dólar na fatura e também por meio de seus canais de atendimento. Alguns já anunciaram inclusive que irão disponibilizar a taxa diariamente em seus sites e aplicativos.
Com as novidades, os consumidores poderão acompanhar a variação do câmbio que, neste caso, é diferente do dólar comercial, e escolher o melhor momento para usar o cartão internacional.