Em meio ao impacto que a presença do coronavírus está causando no mundo e agora também no Brasil, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais está empenhado na divulgação de que é falso o áudio que está sendo veiculado nas redes sociais sobre a disseminação da doença.
O áudio é atribuído a um suposto tenente-coronel Jeferson e a um suposto 13º Batalhão de Bombeiros Militar que alertam as pessoas sobre o coronavírus dizendo que as autoridades da saúde estão escondendo a realidade.
Todas as informações publicadas nesse áudio são falsas, inclusive não existe nem o militar e muito menos o referido batalhão na estrutura. O áudio também está circulando bastante nas redes sociais de Pará de Minas, por isso o Corpo de Bombeiros recorreu ao Jornal da Manhã solicitando divulgação do fato.
A mobilização pela veiculação de notícias verdadeiras também levou o Corpo de Bombeiros a contra-atacar com essa informação que você vai ouvir agora:
As informações falsas, que são as chamadas fake news, representam grande preocupação para as autoridades de saúde no combate ao novo coronavírus, no Brasil. O temor dos especialistas é que a informação errada leve a população a adotar medidas equivocadas, ações desnecessárias e ou entendimentos falsos sobre o coronavírus.
O Ministério da Saúde alerta as pessoas para a necessidade de se informar bem. Situações como “eu acho que é” e “ouvi falar” precisam ser combatidas. Qualquer pessoa pode se informar sobre esse vírus no site do Ministério da Saúde e assim ter acesso à informação verdadeira, com credibilidade. Em Minas Gerais, as autoridades trabalham com dois possíveis cenários do coronavírus.
No primeiro, o mais brando, a estrutura de atendimento aos pacientes não deve sofrer impactos segundo informou a Secretaria de Estado de Saúde. No entanto, havendo explosão de notificações poderá ser feito remanejamento de recursos financeiros da própria pasta para a assistência adequada aos doentes. O novo vírus já infectou mais de 80 mil pessoas em 47 países.
No Brasil, apenas um caso foi confirmado e outros casos suspeitos estão sendo investigados. Para se prevenir da doença, é importante lavar constantemente as mãos e cobrir o rosto com o braço ao tossir.
Foto: Corpo de Bombeiro/Reprodução