Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Dependendo da propagação do coronavírus, a economia brasileira vai sentir grandes impactos

02/03/2020

Há 0 comentários para essa notícia.

Highslide JS

O aumento de casos do novo coronavírus ao redor do mundo tem provocado abalos na economia. É que o problema de saúde também interfere nas cadeias globais de suprimentos, nos lucros das empresas e na desaceleração do crescimento.

Embora o maior número de casos confirmados e os principais impactos estejam concentrados na China, o vírus já se espalhou provocando o fechamento de fábricas e paralisando diversas atividades em países como Itália e a Coréia do Sul.

E como já era esperado, os reflexos começam a ser sentidos na economia brasileira. Apesar de haver apenas um único caso confirmado no país, os problemas causados pela epidemia no exterior estão influenciando o mercado interno.

O JM conversou com o economista Eduardo de Almeida Leite e ele reconheceu que os primeiros reflexos são mesmo no mercado financeiro.

A exportação também já começa a sentir os efeitos do vírus. Como a China é o maior parceiro comercial do Brasil, o trânsito de mercadorias ficou difícil já que parte dos portos do país asiático está fechada ou com atividade suspensa. E o economista lembra que a indústria também não demora a enfrentar problemas, sobretudo na área tecnológica que depende de diversos componentes produzidos na China. 

Diante da situação, Eduardo Leite prevê uma redução no índice de crescimento estimado para este ano, tanto no Brasil como ao redor do mundo. Também há possibilidade do encarecimento de diversos produtos, queda na geração de empregos e na arrecadação de tributos. Mas tudo vai depender de como a doença evoluirá nas próximas semanas. 

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM




Veja também



Início  213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 223 Fim




Seja o primeiro a comentar

RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis