Cumprindo o acordo firmado com o Ministério Público de Pará de Minas, a Copasa começa a dar publicidade sobre a devolução do dinheiro cobrado indevidamente dos consumidores há sete anos.
Conforme o JM já informou, o promotor de Justiça Delano Azevedo ingressou ação civil pública contra o reajuste de 50% na tarifa de esgoto durante o período em que a Copasa trabalhou no município sem contrato.
Segundo ele, o aumento era ilegal. A empresa entrou com recurso, mas perdeu em todas as instâncias e terá de devolver cerca de R$18 milhões aos quase 34 mil consumidores de Pará de Minas, incluindo residenciais e empresariais.
No acordo firmado com a Copasa, o promotor Delano Azevedo assegurou que a devolução seria feita a partir de março, por meio de um programa eletrônico. Já as pessoas que não tiverem acesso à internet, serão atendidas pessoalmente no posto de atendimento que funcionará por três meses no centro da cidade.
O Ministério Público também exigiu da Copasa divulgação do sistema de atendimento e a determinação começa a ser cumprida hoje. A estatal está usando a mídia local para chegar aos consumidores. Acompanhe:
O promotor Delano Azevedo informa que o sistema adotado pela Copasa será transparente e de fácil compreensão, inclusive possibilitando aos consumidores a oportunidade de conferir os números:
O promotor recomenda que os consumidores deem preferência ao meio eletrônico para o recebimento da rescisão:
O sistema entra em funcionamento hoje, portanto, os consumidores já podem acessar o site copasa.com.br e clicar o link “Devolução Pará de Minas”. Já o posto de atendimento que funcionará por 90 dias na rua Sacramento, nº 356, onde funciona a sede do Crea, abrirá as portas no dia 16 de março.