O alto preço da carne vermelha e a chegada da Quaresma não são os únicos responsáveis pela queda do consumo de carne nos restaurantes de Pará de Minas. A mudança de hábitos tem influenciado bastante os cardápios, levando os proprietários a investir mais em pratos variados, na base de verduras e legumes.
A consciência de que o consumo menor de carne é mais saudável cresce no mundo todo, inclusive os restaurantes de Pará de Minas também perceberam maior número de clientes vegetarianos e veganos.
E para não perder os consumidores, eles têm apostado mais na variedade de saladas e nos pratos assados ou cozidos que oferecem boas combinações de verduras e legumes. A transformação da cozinha do Restaurante Sabor de Minas, mais conhecido por Restaurante da Felicidade, é um bom exemplo dos novos tempos.
Hoje em dia, a proprietária Felicidade Maria Alves Miranda investe muito mais nos complementos do que na carne propriamente dito. Os clientes continuam tendo a opção de todos os tipos de carne, mas a maioria vai pela outra via:
E boa parte das pessoas que não abrem mão da carne dá preferência para as assadas ou grelhadas. Até mesmo nas churrascarias, o cardápio passou por mudanças ganhando opções mais leves. Segundo especialistas, a alimentação vegetariana e vegana é uma tendência e vai continuar a crescer.
É que antes as pessoas tinham a sensação de que comer carne era necessário para ter saúde e agora estudos mostram o contrário. Há muitos benefícios também na alimentação à base de vegetais, desde que bem equilibrada e com nutrientes necessários. E para quem ainda não sabe a diferença entre vegetarianos e veganos, a explicação é simples.
Os vegetarianos não consomem carne vermelha, nem de frango peixe. E os veganos, além de não comer carne também não colocam na mesa produtos de origem animal, como leite e ovos.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM