Um grupo de moradores da rua João 23, no bairro Padre Libério, fez uma manifestação ordeira ontem pela manhã, na porta da Prefeitura de Pará de Minas. Representantes das famílias prejudicadas pelo temporal do início da semana cobraram ação rápida do poder público.
A rua em questão recebe todo o volume de água da parte alta do bairro. Na madrugada de segunda-feira seis casas foram inundadas e o risco de desabamento tira o sono dos moradores.
Carregando cartazes cobrando “Solução Já”, os manifestantes deixaram muito claro o medo de perder a vida:
O prefeito Elias Diniz recebeu os manifestantes em seu gabinete e prometeu a eles uma visita ao bairro no meio da tarde. Ele realmente fez isso e depois de inspecionar a área falou ao JM.
Elias reconheceu que a situação da rua João 23 é muito grave e para afastar o risco anunciou a desocupação das casas. As famílias terão direito ao chamado aluguel social e à isenção do IPTU, enquanto as medidas de urgência serão tomadas. Uma das alternativas é o deslocamento da enchente para uma área próxima:
O prefeito lembrou que a situação da rua João 23 se agravou com o passar dos anos, durante a impermeabilização do bairro Padre Libério. Antes, a água da chuva era absorvida no trajeto e hoje ela desliza rapidamente para aquela rua que, também por medida de segurança, continuará temporariamente interditada.
Foto: Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação