Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Construção de novos edifícios no bairro São José volta a tirar o sono dos moradores

11/03/2020

A perspectiva de novas alterações na lei de zoneamento do bairro São José, região nobre de Pará de Minas, provocou grandes debates na Câmara Municipal nesta semana.

A possibilidade de liberação da construção de edifícios com até três andares está assustando os moradores, preocupados com a falta de privacidade e os prejuízos financeiros.

O crescimento vertical do São José vem rendendo discussão há vários anos, desde que a prefeitura autorizou a construção de um edifício enorme. Foi tanta polêmica na época que um projeto de lei restringiu para três andares as novas construções.

Ainda assim as discussões prosseguiram e o Conselho Municipal de Políticas Urbanas, depois de estudar o assunto e receber centenas de manifestações contrárias da comunidade, decidiu proibir qualquer obra vertical.

No entanto, recentemente se cogitou a possibilidade de novo recuo na medida e antes que o projeto de lei chegue à Câmara para votação, os vereadores convidaram alguns moradores a prestar depoimento.

Um dos primeiros a se manifestar na tribuna foi o advogado Ricardo Celso de Oliveira que admitiu o impacto dos prédios na vizinhança:

Já o presidente da Câmara, Marcílio Souza, citou uma situação pior. Um amigo dele comprou um terreno muito valorizado na época e que hoje vale pouco dinheiro:

Tem quem discorde da proibição dos prédios no bairro São José. O advogado Milton Aloísio de Oliveira considera absurda a lei e já teve a oportunidade de manifestar seu ponto de vista em outras épocas:

O comerciante Max Willian também defende novos prédios no São José, mesmo que sejam pequenos. Ele próprio está interessado na construção de um:

Outro morador que participou dos debates na Câmara foi o promotor de Justiça Delano Azevedo, que também faz parte do Conselho de Políticas Urbanas do Município. Ele rebate as acusações de estar defendendo interesses próprios, afirmando que o São José é um bairro residencial e não pode ser descaracterizado sem um estudo aprofundado.

Segundo Dr. Delano, antes de qualquer decisão que permita o retorno da construção dos prédios é importante que a comunidade se manifeste, pois o assunto é de grande complexidade:

O promotor não citou nome, mas fez referência clara ao ex-procurador jurídico de Pará de Minas, Júlio César de Oliveira, que também exercia o cargo de secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do Conselho de Políticas Urbanas. Doutor Delano disse que o então titular dessas funções adotou uma postura incorreta ao aprovar recentemente o retorno das obras verticais e propor um novo projeto de lei da noite para o dia:

O promotor Delano Azevedo sugere uma audiência pública com os moradores do São José, assim como os empreendedores da construção civil. Já o novo secretário de Desenvolvimento Urbano de Pará de Minas, Dimitri Gonçalves, tem adotado uma postura muito cautelosa. Ele participou dos debates na Câmara e, ao contrário do antecessor, não manifestou pressa em decidir o assunto:

A volta dos pequenos prédios no São José será permitida somente com nova alteração no Plano Diretor de Pará de Minas. Não se sabe ainda quando ou se as discussões serão retomadas nesta gestão.

Foto: Amilton Maciel/Rádio Santa Cruz FM



Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis