Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Secretário de Saúde diz que a preocupação em Pará de Minas deve ser maior com a dengue do que o Covid-19

12/03/2020

A Secretaria Municipal de Saúde descartou totalmente a presença do coronavírus em Pará de Minas. Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã, o secretário Wagner Magesty fez questão de encerrar os boatos que tomaram conta das redes sociais.

O alvoroço começou na noite de terça-feira quando um argentino deu entrada na UPA 24h com suspeita de contaminação do novo vírus. Ele foi submetido a uma bateria de exames que apresentaram resultados negativos.

No entanto, antes mesmo da conclusão dos exames já era possível prever o resultado negativo diante das informações dadas pelo paciente. O argentino, que está morando em Pará de Minas, viajou para diversos países há mais de um mês.

Como o período de incubação do vírus é de 15 dias, as suspeitas foram descartadas e o paciente foi medicado para doenças virais comuns. O secretário Wagner Magesty tranquiliza a população e garante que a cidade está alinhada com a Regional de Saúde de Divinópolis. 

Isso significa que a qualquer caso suspeito do coronavírus, o paciente será tratado de forma correta pelos profissionais de saúde, sendo que todos eles já receberam treinamento.
O secretário também fez um apelo à população, no sentido de não espalhar fake news, da mesma forma em que criticou as manifestações que classificaram como “rápidos demais” os exames feitos pela UPA ao paciente argentino:
Ao final da entrevista, Wagner Magesty alertou a população que, nesse momento, a dengue representa mais perigo para a população de Pará de Minas do que o coronavírus que ainda não deu as caras por aqui:
Mas independentemente do novo vírus não ter aparecido por aqui, ficam valendo as medidas de prevenção, com destaque para os cuidados de higiene pessoal, principalmente lavação constante das mãos. Pelo visto, os hábitos estão mudando. O medo das pessoas em relação ao novo vírus tem provocado até uma correria no varejo que vende álcool gel no país.

E isso pode ser facilmente constatado nos carrinhos de compra dos supermercados e das farmácias. A procura pelo produto já provocou aumento de 1.300% na produção da Companhia Nacional de Álcool, desde 1º de fevereiro. A empresa, inclusive, dobrou o turno de serviço e já se prepara para nova ampliação do período de trabalho.

E AGORA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO CORONAVÍRUS – a Organização Mundial de Saúde declarou pandemia de Covid-19. O número de pacientes infectados, de mortes e de países atingidos deve aumentar muito nos próximos dias e semanas. Na prática, o termo pandemia se refere ao momento em que uma doença já está espalhada por diversos continentes, com transmissão sustentada entre as pessoas. 

São mais de 126 mil casos ao redor do mundo e 4.600 mortes. No Brasil, já são 69 casos confirmados e 907 suspeitos. Diante dessa evolução e da situação mundial, o Ministério da Saúde estuda a possibilidade de adiantar as férias escolares de dezembro para os meses de inverno. Nesse caso, as férias de julho seriam ampliadas, evitando assim aglomerações no período mais propício à proliferação do vírus, que se adapta muito bem nas temperaturas frias. A proposta inicialmente não será recomendada a todo o país, apenas para as cidades que apresentarem maior número de casos do vírus.

Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM





Veja também



Início  212 213 214 215 216 217 218 219 220 221 222 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis