A disseminação dos casos de coronavírus mundo afora também tem provocado o adiamento e até mesmo o cancelamento de eventos culturais, sociais, esportivos e de entretenimento. Feiras, seminários e congressos também estão alterando suas agendas.
A mudança no calendário se deve à recomendação para que as pessoas evitem ambientes de aglomeração. O novo vírus se espalha com muita facilidade e se adapta muito bem em ambientes frios. Para evitar situações mais graves, várias medidas de prevenção estão sendo tomadas no Brasil e nos países onde o COVID-19 já chegou.
A Prefeitura de Pará de Minas ainda não sinalizou a perspectiva de alterar datas ou suspender eventos tradicionais na cidade, mas se o vírus continuar se propagando tão rapidamente, algumas mudanças deverão acontecer.
Para esse primeiro semestre já haviam sido confirmadas a Cavalgada e a Expo Pará. Já para o mês de julho, o Forró do Pará e em agosto o Festival de Arte e Cultura e o Parabenjamim. O secretário de Saúde, Wagner Magesty, diz que o momento é de monitoramento, mas sem alarmes já que o município descartou as duas suspeitas levantadas nesta semana.
O secretário insiste que o grande desafio de Pará de Minas neste momento é combater a dengue, já que estamos com mais de 1.100 notificações e as novas suspeitas não param de surgir. Já o governo federal, prevendo que nas próximas duas semanas haverá grande aumento de casos de coronavírus no Brasil, tem recomendado às pessoas que invistam na prevenção e não se deixem levar pelas fake news.
Segundo o Ministério da Saúde, o momento agora é de evitar maus hábitos e investir nas recomendações que começam na higiene pessoal.
Foto: Ronni Anderson/Rádio Santa Cruz FM