Fake news assombra os aposentados dizendo que eles perderão o dinheiro se estiverem na rua
21/03/2020
Uma fake news tirou o sono de milhões de aposentados em todo o país ontem, ao anunciar que o cidadão acima de 60 anos que estiver na rua a partir de agora terá a sua aposentadoria suspensa por tempo indeterminado.
A fake news também dizia que a medida é de prevenção à saúde pública e que filhos e netos acima de 18 anos serão responsabilizados por isso e terão de pagar multa no valor de R$1.045,00.
A publicação trazia a logomarca da Previdência Social, numa montagem mal feita mas, que mesmo assim, espantou muita gente por aqui. O telefone da redação do JM tocou várias vezes, com ouvintes pedindo esclarecimentos.
Diante dessa notícia falsa e tantas outras que circulam por aí, a Associação Brasileira de Rádio e TV (Abert), criou uma campanha de divulgação com o mote “desinformação mata”.
A Abert lembra o papel dos veículos de comunicação na prestação de serviços e no combate às notícias falsas, principalmente sobre o novo coronavírus. Vamos ouvir a mensagem:
Lembrando que toda a imprensa brasileira está se esforçando ao máximo para manter as pessoas informadas e o mesmo se aplica às nossas rádios.
Foto: Pixabay
Veja também