Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


Profissional orienta sobre a importância das pessoas não descuidarem da saúde mental nesse momento de grande desafio

24/03/2020

Em tempos de coronavírus, profissional orienta sobre importância de não descuidar da saúde mental: O medo, as incertezas e a experiência de isolamento social, proporcionados pela pandemia do novo coronavírus já começam provocar outros males. Neste momento a saúde mental é uma das mais afetadas, já que a população ainda está em fase de adaptação a tudo que está acontecendo na atualidade.

Especialistas da área temem que a partir de agora casos de angústia, ansiedade e até mesmo de depressão comecem a aumentar. Daí a importância de buscar ajuda sempre que for necessário. 
Sobre este assunto o JM conversou com a psicóloga Bruna Vieira. Segundo ela, neste período de isolamento é muito importante que as pessoas busquem se adaptar de forma saudável. 

Para muitas pessoas a parte mais difícil do isolamento é conseguir desacelerar, e é justamente aí pode surge a sensação de ansiedade e mesmo de frustração. A psicóloga orienta, neste momento, evitar informações desnecessárias ou falsas e buscar alternativas que possam contribuir para a manutenção de uma rotina com atividades prazerosas.

Ela também sugere que as pessoas façam o isolamento físico, mas não o afetivo. É muito importante que se mantenham as relações familiares e de amizade, com conversas otimistas e positivas. 
Para isso Bruna sugere a utilização consciente da internet, como as redes sociais e apps de mensagem, tudo sem excesso para que a ferramenta não se torne também um problema:

Muitos psicólogos têm realizado atendimentos online e oferecido suporte de acolhimento através das redes sociais, videoconferências e até mesmo pelo WhatsApp. Bruna explica que tanto o acolhimento quanto a consulta online são muito importantes durante o isolamento, já que é uma forma possível de buscar ajuda profissional.

Sobre a ansiedade, que pode aflorar com maior intensidade em momentos de crise, Bruna apresenta alguns sintomas que ajudam a identificar o aparecimento deste problema. Entre eles estão: procrastinação, preocupação constante, falta de paciência, medos irreais, ataques de pânico, insônia, problemas de memória, entre outros.

Em caso de qualquer um destes sintomas, ou mesmo da sensação de medo e insegurança, é muito importante buscar ajuda com o seu psicólogo de confiança, desde que seja à distância. 
Outra opção é a busca por centros especializados e plataformas de saúde mental como o caso do CVV, que é o Centro de Valorização da Vida, o atendimento gratuito é feito pelo telefone: 188.

Repórter Eduardo Franco




Clique nas fotos para ampliar


Veja também



Início  191 192 193 194 195 196 197 198 199 200 201 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis