Na tarde dessa terça-feira, 24 de março, o Departamento de Vigilância Sanitária recebeu a denúncia de que um bar no bairro Jardim das Piteiras estaria vendendo bebidas e aglomerando pessoas em sua área externa. Na mesma tarde, por volta das 17h, uma equipe do órgão visitou o estabelecimento para verificar a pertinência da denúncia.
Quando chegaram ao local, os funcionários encontraram o esposo e o filho da proprietária do estabelecimento sentados em cadeiras dispostas na calçada, onde assistiam à TV . Questionados, os responsáveis negaram estar funcionando de forma irregular. Salientaram ainda que continuam com sua cozinha em funcionamento, mas que a venda de alimentos só está acontecendo por meio do sistema delivery.
Ainda que não tenha sido constatada nenhuma irregularidade, a equipe da Vigilância Sanitária aproveitou para orientá-los quanto às boas práticas para prevenção e controle do Novo Coronavírus (COVID-19). Na oportunidade, foi deixada uma notificação de presença no estabelecimento.
A Vigilância Sanitária aproveita para pedir o apoio de toda a população pará-minense na prevenção do Coronavírus e conta com a colaboração dos órgãos de segurança pública neste momento tão delicado. É grande o número de denúncias que tem recebido.
A Vigilância salienta, ainda, que os estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário são SOMENTE aqueles mencionados no Código de Saúde Estadual (Lei nº 13.317/1999) e nas atividades descritas na resolução estadual SES/MG 6.963/2019 e que só pode interromper o funcionamento de estabelecimentos comerciais conforme a legislação vigente. Denúncias devem ser feitas à Polícia Militar, pelo telefone 190, e à Vigilância Sanitária, pelo número 3231-7722. O funcionamento da Vigilância Sanitária é de segunda à sexta, de 7h às 16h.