Os supermercados ganharam mais tempo para trabalhar. Com horário reduzido em Pará de Minas, desde que entrou em vigência o decreto de prevenção ao coronavírus, a experiência tem mostrado que o atual sistema não está sendo satisfatório. Pelo acordo ficou estabelecido que a rede supermercadista da cidade poderá manter as portas abertas das 7h às 20h de segunda a sábado e aos domingos das 8h às 13h.
Mas o setor tem se queixado da dificuldade de atender os clientes nessa faixa de horário. É que o acesso dos consumidores foi limitado a 10 pessoas, o que dificulta os atendimentos. Além disso, a maior parte dos consumidores vai aos supermercados no período da tarde, provocando filas enormes do lado de fora.
Na tentativa de melhorar a situação o Sindicato dos Comerciários de Pará de Minas já protocolou na prefeitura ofício solicitando mudança de horário. O documento assinado por Fausto Abreu pediu uma hora a mais no meio da semana e expediente prolongado aos domingos. A proposta do sindicato é de funcionamento das 7h às 20h de segunda a sábado. Já aos domingos, das 8h às 18h.
A solicitação foi atendida. No final da tarde de ontem foi publicado o novo decreto, autorizando a mudança de horário, que já está em vigor. Fausto Abreu ficou satisfeito com a autorização da prefeitura:
Enquanto isso, os lojistas de Pará de Minas se mobilizam através de abaixo-assinado na tentativa de conseguir autorização para reabrir as portas na semana que vem. Os comerciantes têm pressionado a Ascipam e a CDL, ao mesmo tempo em que assumem o compromisso de trabalhar dentro de normas rigorosas de higienização. O principal questionamento do varejo é que as indústrias têm funcionado normalmente, assim como vários setores da prestação de serviços.