Rádio Santa Cruz - FM

PARÁ DE MINAS EM DESTAQUE


IGAM pede mais consumo de água consciente nesse momento

04/04/2020

Desde o surgimento dos primeiros casos de contaminação pelo novo coronavírus que as autoridades de saúde impuseram à sociedade uma mudança brusca de comportamento. Além do isolamento social, a higienização das mãos, das superfícies e objetos utilizando água e sabão, precisou ser reforçada. 

Mas uma situação importante que poucas pessoas se atinaram foi quanto ao uso consciente da água. Com a lavação constante das mãos, tem muita gente desperdiçando água. É nesse sentido que Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) tem divulgado orientações importantes.

Nas duas primeiras semanas de quarentena, já houve um significativo aumento no consumo de água em Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana. E a preocupação é que, caso o confinamento se estenda, num futuro próximo comecem a surgir problemas para abastecimento de regiões mais remotas, podendo levar a adoção de medidas de racionamento. 

De acordo com o Igam, o momento é de pôr em prática todas as dicas de redução de consumo, em especial a não utilização de água potável para atividades recreativas, como banhos de mangueira ou banhos demorados, ou mesmo para limpeza de pisos. O Instituto também reforça que é necessário um esforço coletivo para que a pandemia seja superada sem que ninguém seja privado deste recurso natural.

Para isso, é necessário observar algumas dicas importantes de uso consciente da água como: Fechar a torneira enquanto escova os dentes, ensaboa vasilhas e lava as mãos; Tomar banhos curtos; Fechar o chuveiro sempre que possível; Não utilizar a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou para regar as plantas. E ao usar a descarga, que seja com consciência, sem jogar papel higiênico no vaso sanitário. 

Foto: Pixabay




Veja também



Início  186 187 188 189 190 191 192 193 194 195 196 Fim




RECEBA NOVIDADES

Cadastre-se e Receba no seu email as últimas novidades do mundo contábil.

Siga-nos

© Copyright - 2018 - Todos os direitos reservados - Atualizações Rádio Santa Cruz FM. Desenvolvido por:Agência Treis